26 Jul 2019

Divulgados os professores selecionados para a Escola de Física CERN 2019

O São Paulo Research and Analysis Center (SPRACE) e a Sociedade Brasileira de Física (SBF) anunciaram no dia 18 de julho os vinte professores brasileiros de Ensino Médio selecionados para participar da Escola de Física no CERN 2019. O evento será realizado entre os dias 29 de agosto e 8 de setembro na Organização Europeia […]

Read More

05 Jul 2019

Universos paralelos podem ser fisicamente reais?

Por Ethan Siegel Traduzido pela equipe do SPRACE *   Nós podemos imaginar um número muito grande de cenários possíveis que poderiam ser o resultado das condições iniciais do universo. O fato de que todas as 1090 partículas que existem em nosso Universo terem interagido da forma como fizeram e chegarem ao que são hoje […]

Read More

07 Jun 2019

CMS em busca do fóton escuro

Colaboração analisou colisões em que o bóson de Higgs poderia ter decaído em um fóton e um hipotético fóton escuro, que seria o mediador entre as partículas da matéria escura   Nós não conseguimos enxergá-la, nós não sabemos do que ela é feita, mas nós sabemos que ela existe e que é cerca de cinco […]

Read More

20 May 2019

Você sabe quanto pesa um quilo? Entenda qual é a nova definição de quilograma, em vigor a partir de hoje

Até hoje, um quilograma era definido como a massa do Protótipo Internacional do Quilograma (IPK), um cilindro composto por platina e irídio localizado em Paris. Apesar de todas as outras unidades do Sistema Internacional de Unidades (SI) terem sido redefinidas ao longo dos anos com base em constantes fundamentais da natureza ou propriedades atômicas, a […]

Read More

15 Apr 2019

CERN anuncia projeto de educação e divulgação científica

Science Gateway começará a ser construído em 2020 e terá como público alvo pessoas não especializadas de todas as idades   Além da missão de expandir nosso entendimento sobre o Universo e avançar o conhecimento científico que temos hoje, a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN) também visa educar e engajar a sociedade com […]

Read More