07 Feb 2020

Pesquisador do SPRACE recebe prêmio da colaboração CMS

Thiago Tomei recebeu o Achievement Award da colaboração Compact Muon Solenoid, por suas contribuições na operação do experimento

 

O pesquisador Thiago Tomei, do Núcleo de Computação Científica (NCC) da Unesp e do São Paulo Research and Analysis Center (SPRACE), recebeu nesta segunda-feira (03/02) o Achievement Award da colaboração Compact Muon Solenoid (CMS). O prêmio é dado a pesquisadores que se destacaram devido a contribuições significativas e duradouras para componentes do experimento CMS do Large Hadron Collider (LHC), com o qual a Unesp colabora por meio do SPRACE.

“Ao longo de doze anos como colaborador do CMS, exerci quatro principais funções no experimento, sempre na área de trigger”, conta Tomei. O trigger é o componente do experimento que avalia, em tempo real, quais eventos são interessantes e devem ser gravados para análise e quais podem ser descartados. O pesquisador primeiramente foi coordenador de trigger do grupo do CMS que busca por partículas exóticas no LHC. Neste papel, ele ajudava a garantir que o sistema de trigger fosse adequado às necessidades desse grupo.

Atualmente, o pesquisador brasileiro lidera o grupo de upgrade do trigger para a Fase 2 do LHC, ou seja, para a quarta e quinta etapas de coleta de dados do colisor de partículas. Nestas etapas, com previsão para início em 2027 e 2031, respectivamente, o LHC terá uma maior luminosidade. Com maior quantidade de dados para analisar, a seleção dos eventos torna-se uma tarefa ainda mais complexa.

“Nas primeiras etapas de coleta de dados, tínhamos geralmente por volta de 50 eventos ocorrendo simultaneamente”, explicou Tomei. “Na Fase 2 do LHC, esse número aumentará para duas centenas”.

Para saber mais sobre o prêmio, acesse: https://cms.cern/content/achievement-awards-2019

Leave a Reply