15 Apr 2019

CERN anuncia projeto de educação e divulgação científica

Science Gateway começará a ser construído em 2020 e terá como público alvo pessoas não especializadas de todas as idades

 

Além da missão de expandir nosso entendimento sobre o Universo e avançar o conhecimento científico que temos hoje, a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN) também visa educar e engajar a sociedade com ciência e tecnologia. O mais recente projeto de divulgação científica da instituição é o Science Gateway, centro que terá espaços para exposições inspiradoras, laboratórios para experimentos científicos práticos para crianças e estudantes do ensino fundamental e médio, e um grande anfiteatro para sediar eventos. A construção do Science Gateway deve começar em 2020 e sua inauguração está planejada para 2022.

“O Science Gateway permitirá que o CERN expanda significativamente sua atuação na área de educação e divulgação científica para o público em geral, em particular para as gerações mais novas”, disse Fabiola Gianotti, Diretora Geral do CERN. “Poderemos compartilhar com todos o fascínio de explorar e aprender como a matéria e o universo funcionam, quais são as tecnologias avançadas que precisamos desenvolver para construir nossos instrumentos ambiciosos, quais são seus impactos na sociedade e como a ciência pode influenciar na nossa vida cotidiana”.

O principal objetivo do Science Gateway será transmitir conceitos de ciência e tecnologia de forma envolvente, a fim de incentivar os alunos a seguirem carreiras nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Para isso, o edifício do centro educacional terá uma área de 7 mil metros quadrados que oferecerá uma variedade de espaços e atividades. Entre elas, estarão exposições que explicam conceitos do universo e da natureza, desde o muito pequeno (partículas elementares) até o muito grande (a estrutura e evolução do universo). As exposições também contarão com aceleradores e experimentos do CERN, explicando ao público como os cientistas os utilizam em suas pesquisas e como as tecnologias da instituição beneficiam a sociedade.

Atividades práticas serão um ingrediente chave no programa educacional do Science Gateway, permitindo que os visitantes obtenham uma experiência em primeira mão sobre como é ser um cientista. As atividades imersivas disponíveis no Science Gateway promoverão o pensamento crítico, a avaliação baseada em evidências e o uso do método científico, ferramentas importantes em todas as esferas da vida.

O custo total do Science Gateway foi estimado em 79 milhões de francos suíços, que serão inteiramente financiados por meio de doações. Até o momento 57 milhões já foram doados, o que permitirá que a construção comece dentro do cronograma. O principal doador foi a Fundação da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), que contribuiu com 45 milhões de francos suíços. Outros doadores incluem uma fundação privada em Genebra e a Loterie Romande, que distribui seus lucros para projetos de utilidade pública em várias áreas, incluindo pesquisa, cultura e assistência social. O CERN, entretanto, ainda está procurando por doações adicionais para cobrir o custo total do projeto.

De acordo com a instituição, após a inauguração do Science Gateway haverá um período inicial de experimentação com um programa piloto na Itália focado em escolas secundárias e envolvendo até 550 mil estudantes. Depois disso, o CERN pretende estender esta iniciativa a todos os seus Estados-Membros.

One Comment

  • Tecnologia May 14, 2019

    Muito bom. Sem tecnologia a gente vai durar muito pouco!

    Reply

Leave a Reply