11 Apr 2019

Viajando pelo mundo da Física de Altas Energias

Em três edições, MasterClass 2019 levou mais de 350 participantes ao SPRACE e os apresentou ao fascinante mundo da Física de Alta Energias

 

Física pode parecer, para muitos estudantes de Ensino Médio, uma matéria complicada e de difícil compreensão. O MasterClass, entretanto, mostra para os alunos que o estudo desta área pode ser fascinante. Organizado anualmente desde 2008 pelo São Paulo Research and Analysis Center (SPRACE), em colaboração com o International Particle Physics Outreach Group (IPPOG), ligado à Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), o evento leva estudantes e professores do Ensino Médio para aprender mais sobre Física de Altas Energias e o cotidiano de um pesquisador da área. Apenas este ano, mais de 350 participantes visitaram o SPRACE ao longo de três edições do MasterClass: o evento Feminino, exclusivo para meninas e mulheres, que tem como objetivo chamar atenção para a acentuada diferença de escolha profissional entre gêneros; o Avançado, no qual os alunos são preparados por seus professores em suas próprias escolas antes de vir para o MasterClass; e a edição tradicional para Iniciantes, que não requer preparação anterior.

Durante o MasterClass, os participantes assistem a palestras para aprofundar seus conhecimentos em Física com conceitos muitas vezes não ensinados em suas escolas. Eles são apresentados, por exemplo, ao Modelo Padrão, teoria que descreve todas as partículas fundamentais que conhecemos hoje e a interação entre elas. “O MasterClass é uma ótima oportunidade para aprendermos coisas que nunca tínhamos visto antes, como o conceito de léptons, quarks e bósons”, disse Anderson Laudelino dos Santos Filho, aluno do Instituto Alpha Lumen que participou da edição Avançada do MasterClass.

Após as palestras, os estudantes têm a oportunidade de colocar os conhecimentos recém-adquiridos em prática. Em duplas, eles analisam dados reais coletados pelo Large Hadron Collider (LHC), acelerador de partículas do CERN, e identificam partículas em eventos previamente selecionados.

“A parte do evento que mais gostei foram os exercícios de análise de dados”, contou Luca Ranacciotti Perroni, do Colégio Dante Alighieri, que participou da edição Iniciantes.

A última etapa da análise de dados é a videoconferência com pesquisadores do CERN e com outros institutos ao redor do mundo que participam do MasterClass. Nesta seção, os alunos não apenas discutem os resultados obtidos como também fazem perguntas para cientistas internacionais sobre suas escolhas profissionais, trajetórias e cotidiano. “A videoconferência e a interação com pesquisadores do CERN foi a parte mais interessante do evento para mim”, disse Mariah Paula Nogueira, aluna do Centro Educacional Mater et Magistra que participou da edição Iniciantes. “Consegui aprofundar o conhecimento em Física que aprendi na escola”.

Além disso, os estudantes participam de experimentos e demonstrações de Física, em grande parte conduzidos pelo grupo Arte e Ciência no Parque. Entre as principais atrações está a câmara de nuvens, que permite a visualização de rastros deixados por partículas provenientes de raios cósmicos. Os alunos também são apresentados a vários jogos didáticos e ao SPRACE Game, jogo desenvolvido pelo SPRACE para ensinar conceitos de Física de Partículas de forma simples e didática. Os interessados podem baixar o jogo gratuitamente através do site do SPRACE.

“Achei o MasterClass ótimo, pois ele abre espaço para nós, alunos do Ensino Médio”, disse Gabriella Terreiro, aluna da Escola Nossa Senhora das Graças que participou da edição Avançada.  “Gostei, em particular, de fazer os exercícios, pois aprendi muito sobre alguns conceitos que tinha visto pouco na escola”.

O MasterClass no SPRACE chegou à sua 12ª edição em 2019. Ao longo desses anos, mais de 2000 alunos, provenientes de mais de 40 escolas públicas e particulares, já passaram pelo centro de pesquisa e conheceram mais sobre a área Física de Altas Energias. Para saber mais sobre o evento, é possível entrar em contato com o SPRACE através do site https://sprace.org.br/ ou da página do Facebook https://www.facebook.com/sprace/.

O MasterClass 2019 aconteceu no Campus de São Paulo da Unesp, na Barra Funda, nas dependências do Núcleo de Computação Científica (NCC), do Instituto de Física Teórica (IFT) e do Instituto de Artes (IA), e contou com o patrocínio do Instituto Principia.

 


Leave a Reply