07 Mar 2019

Veja o Big Bang no seu celular!

CERN lança aplicativo que conta a história do universo com técnicas de realidade aumentada

 

A Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN) lançou esta semana o Big Bang AR, um novo aplicativo que permite aos usuários visualizar e aprender sobre a história de 13,8 bilhões de anos do universo em apenas sete minutos . O aplicativo, que é gratuito e está disponível para download tanto na versão Android como iOS, usa técnicas de realidade aumentada para criar uma aventura imersiva e explorar nossas origens.

“Uma das missões do CERN é educar e envolver pessoas de todo o mundo com ciência e tecnologia”, disse Charlotte Warakaulle, diretora de relações internacionais do CERN. “Com este aplicativo, esperamos alcançar novos públicos e compartilhar com todos a história da origem de nosso universo de maneira inspiradora ”.

Para ativar o Big Bang AR, o usuário deve abrir e fechar o punho em frente à câmera do seu celular. As instruções, na voz da atriz vencedora do Oscar Tilda Swinton, guiam o usuário através do plasma de quarks e glúons, pela formação de prótons e nêutrons, pela evolução de átomos e moléculas e pelo nascimento de estrelas e planetas até chegarmos ao universo como conhecemos hoje.

Além do aplicativo, o CERN criou cinco visitas virtuais guiadas para quem quiser conhecer mais sobre a organização, incluindo uma sobre a invenção da World Wide Web e outra sobre a descoberta do bóson de Higgs.

Leave a Reply