09 Feb 2023

MasterClass 2023 – Feminino

ABOUT EVENT

 

Cronograma
Agenda
Como chegar

 

A igualdade de gênero, na ciência e em outros setores da sociedade, é considerada pela ONU uma meta vital para o desenvolvimento das nações. Ela está, entretanto, longe de ser atingida. De acordo com um estudo conduzido em 14 países, as probabilidades de uma mulher obter um título universitário, de mestrado e de doutorado nas áreas da ciência conhecidas como STEM (da sigla em inglês para Science, Technology, Engineering and Mathematics) são de, respectivamente, 18%, 8% e 2%. Para um homem, esses números são mais que o dobro (37%, 18% e 6%).

Com a finalidade de diminuir essas lacunas, a ONU declarou 11 de fevereiro como sendo o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Aproveitando essa oportunidade, o São Paulo Research and Analysis Center (SPRACE), em colaboração com a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), realiza uma edição especial do tradicional evento internacional MasterClass nos dias 11 desse mês. Um de seus objetivos é chamar a atenção para essa acentuada diferença na escolha e atuação profissional de homens e mulheres em relação às áreas STEM.

 

Cronograma

O MasterClass inicia-se com palestras introdutórias sobre Física de Partículas, sobre o acelerador Large Hadron Collider (LHC) do CERN e sobre detectores na primeira manhã. Na tarde do primeiro dia os professores do Ensino Médio são instruídos sobre o exercício de análise, com dados reais obtidos no CERN, realizam essa atividade e discutem com tutores e pesquisadores ligados à Colaboração CMS sobre o conteúdo, resultados e conclusões. Enquanto isso, os estudantes participam de inúmeras atividades de demonstração.

No segundo dia os alunos realizam o exercício proposto de análise de dados obtidos no LHC, feitos pelos professores no dia anterior. Depois apresentam e discutem seus resultados em videoconferência com moderadores do CERN (ou do Fermilab) e com participantes de várias cidades do exterior. Ao final ainda realizam um questionário (quiz) sobre as atividades desenvolvidas nos dois dias.

 

Voltar para o topo
 

Agenda

 

09 de fevereiro de 2023

08h00    Chegada ao Campus da Unesp de São Paulo – Barra Funda 

08h15    Abertura (Auditório do Instituto de Física Teórica – Bloco II, 4o. andar)

08h30    Palestra 1: A Estrutura Elementar da Matéria – Cleide 

09h30    Palestra 2: Os Aceleradores de Partículas e os Experimentos do CERN – Sandra Padula

10h40    Coffee Break 

11h00    Mesa-Redonda 1 (Auditório do IFT – 4o. andar; online – Zoom): Alexandra Carvalho, Martina Francesca Ferracane, Ana Júlia Mizher, Cecil Chow Robilotta, Gisele Oda, Vera Jatenco Pereira

12h20    Palestra 3: Introdução à Análise de Dados – Isabela  

13h00    Almoço (Mezanino do IFT) 

14h00    Realização dos Exercícios de Análise  

15h30    Discussão local sobre os resultados dos exercícios 

16h15    Coffee Break 

16h30    Mesa-Redonda 2 (online – Zoom): depoimentos e debates com cientistas/ professoras/pesquisadoras (Alinka Lépine-Szily, Danuce Marcele Dudek, Karin da Costa Calaza, Marcia Begalli

18h00    Fechamento  

 

10 de fevereiro de 2023

08h00    Chegada ao Campus da Unesp de São Paulo – Barra Funda 

08h30    Recordação: resultados dos exercícios com dados do CERN/LHC 

09h30    Mesa-Redonda 3 (Auditório do IFT – 4o. andar; online – Zoom): discussão com  cientistas, professoras e pesquisadoras. (Carola Dobrigkeit Chinelatto, Maria Helena Roxo Beltran, Cristiane Jahnke, Eliana  Marroquin, Patrícia Rebello Teles)  

11h00    Almoço (Mezanino do IFT)  

11h50    Preparação para a videoconferência (Auditório do IFT – Bloco II, 4o. andar)

12h00    Videoconferência com o CERN 

13h00    Palestra 4: Introdução ao GridUnesp (Raphael Cobe & Angelo S. Santos)

13h30    Coffee Break  

13h45    Mesa-Redonda 4 (online – Zoom): discussão com cientistas, professoras e  pesquisadoras. (Mônica Cotta, Tereza Cristina da Rocha Mendes

14h30    Demonstrações de física, jogos educativos & visita ao GridUnesp 18h00 Encerramento 

 


EVENT SPEAKERS

Share This Event