16 Oct 2019

Escola em Taubaté replica evento MasterClass

ABOUT EVENT

Alunos do Colégio Jardim das Nações apresentaram aos colegas palestras sobre Física de Partículas e analisaram dados do LHC, assim como no MasterClass organizado no SPRACE

Todos os anos desde 2008, o São Paulo Research and Analysis Center (SPRACE) organiza, em colaboração com a Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN), o MasterClass. O evento internacional reúne alunos de Ensino Médio de diversas escolas no instituto para apresentá-los ao mundo da Física de Partículas. Através de aulas, exercícios e videoconferências, os participantes aprendem mais sobre a estrutura fundamental da matéria e as pesquisas realizadas no maior acelerador de partículas do mundo, o Large Hadron Collider (LHC) do CERN. Entre os principais objetivos está o de levar conhecimento raramente incluído em currículos escolares para estudantes e professores, e incentivá-los a atuar como vetores destes conhecimentos em suas respectivas escolas.

No dia 16 de outubro, o Colégio Jardim das Nações, de Taubaté, fez exatamente isso. Artur Guimarães, Carlos Eduardo Papp, Carolina do Vale, Carolina Fraporti, João Pedro Amaral e Pedro Miranda, alunos da 3a Série do Ensino Médio que participaram do MasterClass Iniciantes no SPRACE, tomaram a iniciativa de organizar um evento similar para seus colegas. Eles estudaram mais profundamente os temas relacionados ao Masterclass e prepararam apresentações com fotos e dados do CERN. O evento, que não foi realizado em horário normal de aula e era optativo, atraiu cerca de 50 outros alunos da escola de diferentes séries.

“Eventos como o MasterClass ajudam a despertar o interesse dos alunos por ciência”, disse a professora de física Milena Lyra, que ajudou os alunos na organização do evento. “Os estudantes têm a oportunidade de ver como conceitos que eles aprendem na escola são aplicados na prática e podem entender um pouco mais sobre como é ser um cientista”.

O Colégio Jardim das Nações também instalou o programa de exercícios utilizado no SPRACE em seu laboratório de informática para que todos os alunos pudessem analisar os dados do LHC. Aqueles que participaram do MasterClass Iniciantes auxiliaram os colegas na identificação de partículas, como elétrons e múons, durante a análise das imagens.

Além disso, também foi realizada uma videoconferência com pesquisadores do SPRACE. Durante a conversa, os alunos tiraram dúvidas e perguntaram mais sobre a carreira dos cientistas, suas vidas e trajetórias.

“Todos os alunos demonstraram muito interesse pelos temas abordados ao longo do evento e participaram ativamente. Em 2020, portanto, com certeza estaremos de volta ao SPRACE com novos alunos para participar novamente do MasterClass”, contou Milena.

O MasterClass no SPRACE é realizado anualmente em três edições: Iniciantes, Avançado e Feminino. Para mais informações, acesse o site do evento em https://sprace.org.br/index.php/education-outreach/masterclass/.

EVENT SPEAKERS

Registration for : Escola em Taubaté replica evento MasterClass

Registration Now

Share This Event