A Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN) mantém o programa “Escola de Professores no CERN”, em Língua Portuguesa, destinado a professores de escolas secundárias. Durante estes eventos são desenvolvidas aulas sobre Física de Partículas e áreas associadas, sessões experimentais e visitas aos laboratórios do CERN.

Em 2009, como uma ampliação da cooperação do CERN com o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP) de Portugal, foi aberta a possibilidade de participação de professores brasileiros no programa, atividade que tem sido realizada anualmente. Desde então, a organização da ida de professores brasileiros foi realizada pela Sociedade Brasileira de Física (SBF). Este ano o evento acontecerá no período de 2 a 8 de setembro, ao lado de professores do Ensino Médio portugueses e africanos. Além da participação na Escola de Professores no CERN em Língua Portuguesa, em Genebra, os professores brasileiros também participarão de uma visita ao LIP, em Lisboa, entre os dias 29 de agosto e 01 de setembro, preparando-se para a Escola.

Visando estimular a participação da mais diversa gama de professores brasileiros, nossa expectativa é levar ao LIP e ao CERN até vinte professores de Física do Ensino Médio oriundos das redes municipal, estadual, federal e particular de ensino. Para tanto, o São Paulo Research and Analysis Center (SPRACE), junto com o Instituto Principia e a SBF, está coordenando o processo de inscrição e seleção de professores brasileiros de Ensino Médio que participarão desse projeto.

O SPRACE, a SBF e o Instituto Principia poderão conceder apoio financeiro parcial a alguns dos professores selecionados. Os participantes agraciados com este suporte deverão se comprometer a colaborar com o projeto educacional “Escola de Jovens Talentos”, da Fundação Instituto de Física Teórica, durante o primeiro semestre letivo de 2019. A Rede Nacional de Física de Altas Energias (RENAFAE) deverá dar suporte financeiro parcial para a cobrir estadia dos professores no CERN.

Atualização: Há a possibilidade de professores da rede pública terem seus gastos com hospedagem e alimentação no CERN subsidiados!

As inscrições estão encerradas!

Clique aqui para ver a lista de professores selecionados para a Escola de Física CERN 2018!

 

Quaisquer dúvidas poderão ser enviadas para:  escolacern@gmail.com.

Para acessar o edital, clique aqui.

Para acessar o modelo de declaração da instituição, clique aqui.

Para acessar o modelo de declaração indicando a fonte dos recursos para participação, clique aqui.