Cronograma
22/09/2018
08:00 – 08:30 Apresentação de todos
08:30 – 08:45 Apresentação da Proposta de Trabalho
08:45 – 09:00 Coffee break
09:15 – 09:45 Introdução: Discussão sobre a Física de Partículas
09:45 – 10:00 Escalas do mundo microscópico e macroscópico – como acessar o mundo microscópico?
10:00 –10:30 Discussão: uso do recurso audio-visual
10:30 – 11:15 Como se detectam as partículas: Atividade do currículo (caderno) do estado de SP
11:15 – 11:45 Introdução aos detectores e à Física do LHC
11:30 – 12:00 Fechamento das atividades da manhã
12:00 – 13:30 Almoço
13:30 – 14:15 Montagem de uma mesa de rastro das Partículas
13:30 – 14:30 Medindo grandezas: Determinação da constante de Planck
14:30 – 15:30 Discussão e montagem: Espectroscópio
15:30 – 16:00 Coffee break
16:00 – 17:00 Alguns aspectos do Modelo Padrão
23/09/2018
08:30 – 09:15 Vídeo: passeio virtual ao LHC
09:15 – 10:15 Uso de recurso paradidático para discussão sobre física de partículas: mídia escrita
10:15 – 10:45 Coffee break
10:45 – 11:30 Discussão sobre o uso de material lúdico no ensino de ciências
11:30 – 12:00 Decaimento e leis de conservação na Física de Partículas
12:00 – 13:00 Concerto no Instituto de Artes
13:00 – 14:00 Almoço
14:00 – 15:00 Como montar uma Câmara de Nuvens
15:00 – 16:15 Parte I (em grupos: 1): Uso de Jogos de cartas e dados: como jogar; 2) Experimentação e jogos educativos: discussão e uso de experimentos de demonstração (experimento da gota, quebra-cabeça matemático, experimento de óptica)
16:15 – 16:45 Coffee break
16:45 – 18:00 Parte II: (em grupos: 1) Uso de Jogos de cartas e dados: como jogar; 2) Experimentação e jogos educativos: discussão e uso de experimentos de demonstração (experimento da gota, quebra-cabeça matemático, experimento de óptica)
24/09/2018
08:30 – 09:00 Revisão das leis de conservação na física de partículas
09:00 – 10:00 Construção das maquetes
10:00 – 10:30 Coffee break
10:30 – 10:45 Apresentação do SPRACE Game com demonstração de uso
10:45 – 11:30 Jogo SPRACE Game
11:30 – 13:00 Almoço
13:00 – 14:15 Reunião em grupos de professores para a escolha e discussão de uma atividade do Workshop: crítica, melhoria, uso em sala de aula
14:15 – 16:00 Apresentação dos grupos
16:00 – 16:30 Coffee break
16:30 – 17:30 Avaliação Geral – Questionário e oral