CERN: laboratório do CERN onde está situado o acelerador próton-próton LHC, que será o maior acelerador de partículas quando entrar em operação em meados de 2008. ALEPH: detector que estudou os decaimentos do bóson Z no LEP, acelerador elétron-pósitron que operou de 1989-2000 no CERN. OPAL: outro detector do LEP (CERN). Delphi: outro detector do LEP (CERN). L3: outro detector do LEP (CERN). ATLAS: experimento de caráter geral do LHC. CMS: experimento de caráter geral do LHC. ALICE: experimento de íons pesados no LHC. LHCb: experimento dedicado ao estudo da física do quark botton no LHC. Fermi National Accelerator Laboratory: laboratório que abriga o Tevatron, maior acelerador operando atualmente. DØ: detector de caráter geral do Tevatron, no Fermilab. CDF: detector de caráter geral do Tevatron, no Fermilab.
|
Thomas Jefferson National Accelerator Facility: laboratório que abriga o CEBAF (Continuous Electron Beam Accelerator Facility), acelerador de elétrons em alvo fixo.
Cornell University: abriga o CESR (Cornell Electron Storage Ring), acelerador elétron-pósitron. KEK: acelerador elétron-pósitron localizado no Japão. DESY: laboratório alemão de Física de Altas Energias. Abrigou o acelerador do Hera que operou até 2007 colidindo elétron-próton. Desenvolve vários projetos para construção de aceleradores, entre eles, participa do desenvolvimento de um acelerador linear de elétrons (ILC). Frascati: laboratório italiano de Física de Altas Energias e Física Nuclear. Los Alamos: importante laboratório americano de Física Nuclear. Ice Cube: laboratório destinado à observação de neutrinos no pólo Sul. Pierre Auger: observatório de Raios Cósmicos localizado na Argentina, na região dos pampas. Brookhaven National Laboratory: laboratório que abriga o RHIC, acelerador de íons pesados. Stanford Linear Accelerator Center: laboratório que abriga o acelerador linear elétron-pósitron PEP II. |