21 Oct 2020

SPRACE lança “As Partículas”, aplicativo educacional sobre Física de Partículas

“As Partículas” leva conhecimento cientificamente preciso sobre Física de Partículas de maneira didática para um público amplo

 

O São Paulo Research and Analysis Center (SPRACE) acaba de lançar a versão em português do aplicativo educacional “As Partículas”. Originalmente desenvolvido por Frank Close, físico emérito na Universidade de Oxford, o aplicativo tem como objetivo ensinar conceitos de Física de Partículas de forma inovadora e empolgante. Com apoio da FAPESP através de Projeto Temático, o SPRACE disponibiliza gratuitamente o aplicativo em português para usuários de Android.

Ao lançar o aplicativo, uma das principais intenções de Close era levar conhecimento cientificamente preciso sobre Física de Partículas de maneira fácil e simples para um público amplo e diversificado – desde estudantes do Ensino Fundamental, Médio ou Superior até pessoas interessadas pela área que não possuem formação científica. “Escrevi vários livros sobre física de partículas em minha carreira e pensei que já era hora de introduzir as informações no século XXI, disponibilizando-as em dispositivos portáteis por meio de um aplicativo”, disse o cientista, conhecido por seu comprometimento com divulgação científica. Close foi chefe do departamento de comunicação e educação pública da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN) entre 1997 e 2000 e é autor de diversos livros, entre eles The Particle Odyssey: A Journey to the Heart of Matter.

A ótima iniciativa de Close, entretanto, permaneceu disponível apenas em inglês e para usuários do sistema operacional iOS que era vendido por US$ 8. Observando a pequena quantidade de conteúdo disponível sobre Física de Partículas de alta qualidade na língua portuguesa, o SPRACE obteve da editora inglesa Science Photo Library (SPL) a autorização para traduzir e disponibilizar o aplicativo em troca da versão Android em inglês. Este excelente conteúdo é especialmente importante devido ao fato de que, no caso de muitas escolas de nosso país, o currículo escolar de Física se restringe ao conhecimento obtido até o começo do século XX, deixando de lado praticamente todas as descobertas dos séculos XX e XXI. Em uma iniciativa para tentar levar esses conceitos para os estudantes do Ensino Médio, o SPRACE está em contato com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo com o intuito de disponibilizar o aplicativo nos tabletes que foram distribuídos às escolas.

Além de explicar estas descobertas de maneira didática, “As Partículas” mostra também todo o conhecimento gerado ao longo dos últimos 100 anos. O aplicativo explica, por exemplo, a teoria do Modelo Padrão, que trata das partículas fundamentais que conhecemos hoje e como elas interagem entre si. É possível aprender sobre quarks, que formam prótons e nêutrons, e sobre os mais recentes avanços científicos, como a observação do bóson de Higgs pela primeira vez em 2012 no Large Hadron Collider (LHC), o principal acelerador de partículas do CERN.

Entre os diferenciais deste aplicativo estão seu glossário com definições de conceitos chave e uma pequena biografia dos mais importantes cientistas da área. Além disso, “As Partículas” é ilustrado por uma grande diversidade de imagens e fotos, que ajudam os usuários a compreender seu conteúdo. Quem baixá-lo poderá ver, por exemplo, imagens reais de colisões de partículas observadas pelos detectores do LHC.

Para baixar “As Partículas”, acesse: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.bwg.theparticles

A tradução do aplicativo “As Partículas” é mais uma iniciativa de divulgação científica do SPRACE, centro de pesquisa brasileiro criado em 2003 que atua no experimento Compact Muon Solenoid (CMS) do CERN e é focado em Física de Altas Energias, instrumentação científica, computação de alto desempenho e inovação digital. Desde 2008, o centro de pesquisa organiza, em colaboração com o CERN, o evento “Internacional MasterClass”. O evento leva alunos de Ensino Médio para conhecer a sede do SPRACE, onde eles assistem palestras sobre Física de Partículas, realizam atividades com dados reais do LHC e fazem videoconferências com pesquisadores do CERN para discutir os resultados. Desde sua primeira edição, mais de 2.500 alunos e professores já participaram do evento.

Além dessa iniciativa, o SPRACE também desenvolveu o SPRACE Game, com o qual aprender Física de Partículas pode ser fácil e divertido. Nele, o jogador comanda uma espaçonave microscópica com objetivo de capturar partículas e analisá-las. O SPRACE também disponibiliza em seu website um pôster educativo que explica o Modelo Padrão e as partículas fundamentais. A primeira versão desse pôster foi distribuída para 25.000 Escola do Ensino Médio. O SPRACE também mantém uma seção de notícias, em seu website, e uma página no Facebook, onde são postadas notícias relevantes sobre ciência, em especial sobre Física.

Para saber mais sobre o SPRACE, acesse: https://sprace.org.br/.

Leave a Reply