08 Jun 2020

SPRACE realiza edição virtual do MasterClass

Com os eventos presenciais suspensos devido à pandemia, o SPRACE organizou, pela primeira vez, uma edição totalmente virtual do tradicional evento MasterClass

 

Atendendo às ações e recomendações feitas para conter a propagação da pandemia causada pela COVID-19, dois dos eventos presenciais do MasterClass 2020, Grupo Avançado e Iniciante, foram suspensos. Por este motivo, o SPRACE organizou, pela primeira vez, o MasterClass Online. Entre os dias 19 e 22 de maio, por meio da plataforma Zoom, participaram do evento virtual mais de 120 alunos provenientes de 11 escolas de Ensino Médio, bem como 19 professores. Desde sua primeira edição, realizada em 2008, mais de 2500 participantes, entre alunos e professores, já compareceram aos eventos presenciais no SPRACE.

“Realizar essa edição virtual abriu um novo leque de possibilidades para nós”, disse Sandra Padula, coordenadora do evento e pesquisadora do SPRACE. “Agora vamos começar a pensar em organizar novas edições que incluam o compartilhamento virtual nos próximos anos, para atingir um número ainda maior de estudantes e professores”.  Além de Sandra Padula, o evento também é organizado por Pedro Mercadante, Valéria Dias, Nelson Barrelo Jr., Cleide Rizzatto e Fernando de Campos Carvalho.

Ao longo dos dois primeiros dias os alunos assistiram a palestras introdutórias sobre o Modelo Padrão, teoria que melhor descreve todas as partículas fundamentais que conhecemos e a forma como interagem, e sobre como funcionam os detectores utilizados no Large Hadron Collider, acelerador de partículas da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN).

“Antes do MasterClass começar estávamos preocupadas de não entender muito bem o conteúdo das aulas, mas as palestras tiveram uma ótima qualidade e nos ajudaram bastante”, contaram as colegas de sala Carolina Rodrigues e Ana Laura de Souza Silva, alunas do 3º ano do Ensino Médio da escola Ryoiti Yassuda, de Pindamonhangaba.

Isabella Valério, aluna do 1º ano do Ensino Médio no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), falou sobre a mesma preocupação. “Tenho uma paixão por exatas, mas tenho que admitir que fiquei apreensiva por ser um conteúdo mais avançado e estava com medo da dificuldade das questões. Entretanto, as palestras e a ajuda dos professores foram ótimas, e consegui entender bem a matéria”, disse ela.

Ao final do segundo dia de MasterClass, os alunos foram preparados para realizar os exercícios do dia seguinte. Com a ajuda de professores e da equipe do SPRACE, os participantes analisaram dados reais da Colaboração CMS do LHC para identificar partículas detectadas pelo experimento. Os alunos mais experientes também auxiliaram seus colegas, como Vitor Silva, que participou presencialmente do MasterClass em anos anteriores e hoje, cursando engenharia na faculdade, participou do MasterClass Online. “Sempre aprendemos algo novo quando participamos do MasterClass. Nesta edição, por exemplo, aprendi mais sobre o funcionamento dos detectores de partículas do CMS”, disse ele.

Igor Galvão, do IFSP, também já havia participado da edição presencial em anos anteriores e retornou nesta edição virtual. “Gostei muito de como o evento foi conduzido, minhas dúvidas foram rapidamente sanadas pelos organizadores”.

No último dia, os alunos fizeram uma videoconferência com membros do SPRACE que são pesquisadores do CERN e que se encontravam no exterior. Nesta ocasião, os participantes discutiram os resultados obtidos no dia anterior, tiraram dúvidas e conversaram com os pesquisadores sobre suas trajetórias profissionais e a área de Física.

Bruna Cavallini e Rodrigues, professora do IFSP, contou que criou um grupo de Whatsapp especialmente para conversar com seus alunos sobre o MasterClass Online. “Eles ficaram bastante empolgados com o evento, fizeram muitas perguntas e estudaram além do conteúdo passado. Diria que foi até mais intenso que o evento presencial”, disse Bruna.

Apesar das desvantagens de não conseguir replicar todos os aspectos de um evento presencial, como a visita ao cluster de computadores do SPRACE, localizado no Núcleo de Computação Científica (NCC) da Unesp onde o MasterClass é realizado, o evento virtual apresentou também diversas vantagens. As principais delas são atender a um número maior de participantes e de poder levar o MasterClass para cidades que ficam a distâncias muito grandes de São Paulo. Os organizadores, portanto, já começam a pensar em organizar novas edições virtuais do MasterClass nos próximos anos.

“O evento virtual foi uma experiência muito boa”, disse Fernando Luiz de Campos Carvalho, um dos organizadores. “Podemos estabelecer um espaço de colaboração a partir desses eventos e trocar experiências. Acredito que o próximo desafio será realizar um MasterClass Iniciantes nesse novo formato”.

Para obter mais informações sobre o MasterClass organizado pelo SPRACE, acesse: https://sprace.org.br/index.php/education-outreach/masterclass/

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