Caro(a) professor(a)

Seja bem vindo(a)!

Solicitamos que você leia com atenção essas orientações iniciais relativas ao preenchimento do formulário de inscrição para a seleção de professores brasileiros de Física de Ensino Médio para a Escola de Física do CERN 2019.

Esclarecemos que a única forma de se inscrever para a Escola de Física do CERN 2019 é através desse formulário. Informamos também que após enviada a solicitação de inscrição, o sistema não permitirá correções nem reenvio de novo formulário. Sendo assim, recomendamos bastante atenção na leitura dessas orientações e no preenchimento do formulário.

Tendo em vista que o formulário tem vários itens e os dados preenchidos não serão salvos automaticamente, sugerimos fortemente que você baixe o “espelho” do formulário a ser preenchido. Sugerimos que você o imprima e preencha-o à parte, para depois transcrever os dados para o formulário definitivo pois, caso você precise parar de preencher e sair do formulário antes de concluí-lo e enviá-lo, todos os dados já preenchidos serão perdidos e você precisará recomeçá-lo.

Considerando que não haverá apoio financeiro para os participantes, o comprometimento em assumir pessoal ou institucionalmente as despesas com passagens, seguro e estadia, estimadas em torno de R$10.000,00, é condição para a inscrição. Esse comprometimento do pagamento de suas despesas (passagem aérea, estadia e seguro viagem) deve ser registrado conforme o apresentado no Modelo 2 – compromisso diárias e passagens, que posteriormente deverá ser digitalizado, salvo no formato .pdf e enviado.

Orientações iniciais

1. Ao clicar em Inscrição (na parte inferior desta página), você terá acesso ao formulário de inscrição.

2. É preciso aceitar todos os termos iniciais do formulário, transcritos do edital, para dar continuidade ao mesmo (esses termos iniciais não aparecem no “espelho” do formulário).

3. Caso você não tenha ainda o seu Currículo Lattes, você deve criá-lo e preenchê-lo seguindo as instruções disponibilizadas no documento Currículo Lattes. Faça seu Currículo Lattes o mais depressa possível, pois sem ele a inscrição não será efetivada e às vezes podem ocorrer alguns contratempos na sua criação. Caso já tenha o Currículo Lattes, é preciso que ele esteja atualizado, PELO MENOS, até o mês de abril de 2019. É recomendável que você teste o link de acesso ao seu Currículo Lattes para ver se ele está correto.

4. Os dados assinalados com * são de preenchimento obrigatório.

5. São também obrigatórios:

a) o texto de justificativa de interesse em participar da atividade;

b) o texto de sua proposta de atividades quando do retorno ao Brasil;

c) a anexação de cópias dos documentos solicitados;

d) a indicação do link para o seu Currículo Lattes.

Algumas orientações sobre o preenchimento do formulário

0. Preencha os dados conforme o solicitado. Siga rigorosamente a indicação de modelo de preenchimento.

1. Tempo total de serviço = anos de trabalho que você tem, somando todas as suas atividades, independente de serem ou não no magistério.

2. Tempo total de magistério = anos de trabalho que você tem, somente no magistério.

3. Endereço do seu Currículo Lattes = obtido na página do CNPq. Esse endereço tem o seguinte aspecto: http://lattes.cnpq.br/2711017945847823. (Sempre conferir se o link está correto e leva ao seu currículo)

4. Caso, além da graduação, você tenha realizado algum curso de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado), indique o nome do curso, o período de realização e a universidade no qual ele foi feito.

5. Indique se você já se inscreveu anteriormente para participar da Escola de Física CERN e em que ano. (esses dados serão conferidos)

6. Indique sua eventual participação como professor oficialmente responsável nas Olimpíadas Brasileira de Física, na Olimpíada Brasileira de Física da Escola Pública e na Olimpíada de Astronomia. (esses dados serão conferidos).

7. Indique se você é ou já foi professor supervisor do PIBID em sua escola (não na universidade) de Ensino Médio. Registre somente se você está ou esteve oficialmente registrado como supervisor e recebendo bolsa. (esses dados serão conferidos)

8. Indique se você é ou foi professor coordenador do PIBID em sua Universidade/Instituto Federal (não na escola). Indique somente se essa função era oficial.

9. Indique os eventos dos quais você participou. Caso o evento seja um que não esteja indicado no formulário, indique, em campo próprio, a natureza do evento, se de pesquisa ou extensão e registre dados sobre ele.

10. Indique a rede de ensino no qual seu trabalho como docente é predominante.

11. Preencha os dados de TODAS a(s) instituição(ões) na(s) qual(is) você trabalha, indicando, para cada uma delas, o número de aulas que você ministra (você deve indicar TODAS as instituições nas quais você trabalha, quer sejam de Ensino Médio ou de outro nível de ensino). Para cada uma delas, você deverá ter uma correspondente declaração, assinada pelo responsável, indicando, com mais detalhes, seus dados profissionais e envolvimento em termos de aulas e outras atividades, conforme o Modelo 1 – declaração da instituição. Em outro ponto do formulário que você está preenchendo, você deverá enviar essa(s) documentação(ões) de cada uma das instituições em que você trabalha, após ser digitalizada em pdf. O(s) Código(s) INEP da(s) Instituição(ões) é um número pelo qual sua instituição está cadastrada no INEP e pode ser obtido junto à secretaria de sua instituição. Todas as instituições nas quais você trabalha também devem estar declaradas no campo Atuação Profissional do seu Currículo Lattes.

12. Justificativa de seu interesse. Você deve escrever, no espaço indicado, com a máxima clareza possível, um texto no qual deverá explicitar as razões pelas quais você está pleiteando participar da Escola de Física CERN desse ano.

13. Divulgação posterior. Deve também apresentar, de forma sumária, mas com detalhes, uma proposta de como você contribuirá para a divulgação de sua participação. De preferência, especifique objetivos, metas, cronograma, etc… de sua proposta.

14. Você deve anexar os documentos de sua(s) instituição(ões), elaborados conforme o Modelo 1 – declaração da instituição e Modelo 2 – compromisso diárias e passagens.

15. Deve também anexar cópia de seu diploma de graduação em Física, Licenciatura em Física ou de Licenciatura com habilitação em Física. Esse documento deve também ser digitalizado, salvo no formato .pdf e enviado.

16. Ressaltamos que o formulário aceitará apenas documentos que estejam no formato .pdf. Para enviar esses documentos, primeiramente eles deverão ser digitalizados e salvos em formato pdf. Caso você tenha documentos de mais de uma instituição, eles deverão ser agrupados, de acordo com sua natureza (modelo 1 ou modelo 2) num único arquivo e somente após esse agrupamento deverão ser enviados, pois o formulário aceita apenas um documento (mesmo que tenha várias folhas). Assim, após esse eventual agrupamento, clique em selecionar arquivo, localize o seu arquivo e o selecione. O nome dele deverá aparecer no quadro do formulário.

17. Após o preenchimento do formulário, antes de enviar a inscrição, faça uma conferência cuidadosa das informações e tenha certeza da inclusão do(s) arquivo(s) do(s) documento(s), pois não haverá possibilidade de correção posterior dos mesmos, nem de envio de novo formulário de inscrição. Após essa conferência e certeza que está tudo em ordem, clique em Enviar Inscrição.

Resultados e dúvidas

O resultado da seleção será divulgado no site do SPRACE.
Havendo necessidade de contato, acesse http://www.sbfisica.org.br/escolacern, clique em Home e depois em contato e envie-nos email indicando no assunto Escola de Física CERN 2019.