21 Sep 2018

GridUnesp obtém alto índice de satisfação com usuários

O GridUnesp, abrigado no Núcleo de Computação Científica (NCC) da Unesp, realizou uma pesquisa de satisfação com seus usuários no primeiro semestre de 2018. Um formulário foi enviado a todos os pesquisadores, estudantes e colaboradores que utilizam a infraestrutura visando melhorar os serviços prestados à comunidade científica. Os resultados, divulgados neste mês de setembro, mostraram que quase 90% dos usuários responderam com nota 9 ou 10 quando questionados se recomendariam o serviço para outros pesquisadores.

A alta porcentagem de satisfação conferiu ao GridUnesp um índice NPS (Net Promoter Score) de 87. O NPS é utilizado por empresas no mercado para mensurar se seus produtos ou serviços estão sendo bem aceitos pelos clientes. Ele é calculado subtraindo o número de “detratores” (usuários que responderam à pergunta de recomendação com nota abaixo de 6) do número de “promotores” (usuários que responderam com nota 9 ou 10). O NPS do GridUnesp foi superior ao de grandes empresas internacionais, como Apple (72), Netflix (68), Amazon (62) e Google (50).

03satisfacao.png

A pesquisa também verificou a satisfação dos usuários quanto a documentação de apoio no uso do cluster, procedimento de submissão de Jobs, fila de espera e serviço de atendimento e suporte ao usuário. Os resultados podem ser encontrados em maior detalhe no site do GridUnesp em: https://ncc.unesp.br/gridunesp/docs/satisfacao.html

O GridUnesp
Inaugurado em 2009, o GridUnesp foi a primeira estrutura de computação universitária a utilizar a arquitetura de Grid na América Latina. Ele é composto por oito centros de computação que interligam diversos campi da Unesp, sendo que o cluster principal de computadores está localizado na capital paulista, no campus da Barra Funda.

O GridUnesp permite a pesquisadores de todas as áreas do conhecimento da Unesp realizar simulações e trabalhos computacionais que exigem grande capacidade de processamento e armazenamento de dados. Atualmente ele possui mais de 3100 núcleos de processamento que fornecem 288 Terabytes de armazenamento e 77 Teraflops de poder de processamento para cerca de 470 usuários e mais de 80 diferentes projetos de pesquisa. Para saber mais sobre o Grid, cadastrar um novo usuário ou projeto, acesse a página  https://ncc.unesp.br/gridunesp/docs/introducao.html.

Leave a Reply